Títulos do Brasil atraem estrangeiros

Compartilhe:

O Estado de São Paulo mostra que os governos federal, estadual e municipal geraram um superávit primário (ou seja, reserva de recursos para o pagamento da dívida) de R$ 16,18 bilhões em janeiro. Cabe ressaltar que este valor, acumulado em apenas um mês, é bem maior que os gastos com todo o Programa Bolsa Família em um ano inteiro. Um fator que fez aumentar esta “economia” de recursos foi o adiamento do pagamento de precatórios, ou seja, dívidas devidas principalmente a servidores públicos que tiveram seus direitos violados pelo Estado.

O Jornal O Globo mostra a reivindicação dos bancos por uma alta nas taxas de juros, para controlar a expansão do crédito no país. Ou seja: os bancos expressam claramente a sua preferência, que lhe garante mais lucros, mesmo às custas da redução de crédito no país. A notícia mostra a reação até mesmo do Ministro Mântega, mostrando que os bancos estão com bastante dinheiro para emprestar ao setor produtivo, mas preferem aplicar centenas de bilhões de reais nas chamadas “operações compromissadas”, ou seja, títulos da dívida interna.

Este fato é noticiado pelo jornal Valor Econômico, segundo o qual as operações compromissadas superaram a marca dos R$ 500 bilhões em janeiro de 2010. Diante disso, o governo aumentou o chamado “depósito compul