Seminário “A Corrupção e o Sistema da Dívida” acontece amanhã, na Câmara dos Deputados

Compartilhe:

Foto externa do Congresso Nacional 22.11.03 Foto Reynaldo Stavale

Nessa quarta-feira (11), às 9 horas, acontecerá, no auditório Freitas Nobre, da Câmara dos Deputados, o Seminário “A Corrupção e o Sistema da Dívida”, com a presença dos deputados Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) e Luiza Erundina (PSB/SP), integrantes da Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública, e especialistas em finanças públicas. O Seminário visa debater a corrupção “legalizada” do Sistema da Dívida, que consome atualmente 49% do orçamento federal, grande parte dos orçamentos estaduais e até municipais.

A ex-auditora fiscal da Receita Federal do Brasil e atual coordenadora nacional do movimento Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, revela que, em 2015, a União disporá mais de R$ 1,3 trilhão para pagamento de juros e amortizações da dívida pública, número que vem aumentando a cada ano. “O governo se nega a dar maiores informações a respeito dos contratos da dívida pública, informações que são nossas por direito, já que somos nós quem a estamos pagando. Atualmente não se revela quem são os credores dessa dívida, quais são os termos dos contratos e quais investimentos foram realizados com os recursos obtidos em cada contrato”, ressalta Fattorelli.

Outro objetivo do Seminário é impulsionar a coleta de assinaturas da Frente Parlamentar Mista Pela Auditoria da Dívida, que busca combater a falta de transparência no pagamento da dívida pública. Atualmente a frente conta com 120 assinaturas, das 198 necessárias para sua instauração.

O seminário é aberto para a participação de cidadãos e entidades da sociedade civil.