TRABALHADORES E TRABALHADORAS PAGAM A CONTA DA CRISE (Semana 14 – “É HORA DE VIRAR O JOGO”)

Compartilhe:

O desemprego e o subemprego bateram recorde em 2015 (https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2016/11/25/desemprego-atingiu-28-milhoes-de-pessoas-a-mais-em-2015-segundo-ibge.htm ) por causa da crise que desde então vem afetando gravemente toda a economia brasileira.

Vocês se lembram que o PIB despencou cerca de 7% em apenas 2 anos (2015-2016), milhões de empresas fecharam e, como sempre, a conta da crise foi transferida para a classe trabalhadora de várias formas?

Além de perder empregos, ser submetida a reduções salariais e jogada na informalidade, a classe trabalhadora perdeu inúmeros direitos, pois aquela “crise” tem servido de justificativa para as diversas contrarreformas (Trabalhista, da Previdência e agora a Administrativa – PEC 32).

A sociedade como um todo também tem sido sacrificada com a precariedade da prestação dos serviços públicos, porque aquela “crise” também serviu de justificativa para a aprovação do “Teto de Gastos”, a Emenda Constitucional 95. Na verdade, a EC 95 congelou apenas os gastos com a estrutura do Estado e os serviços públicos prestados à população, deixando livres, sem controle ou limite algum os gastos financeiros com a chamada dívida pública que nunca foi auditada como manda a Constituição!

As privatizações contínuas do nosso patrimônio estratégico e lucrativo, como por exemplo: ativos da Petrobrás; Correios; Eletrobras etc; também têm sido justificadas por aquela “crise”, trazendo um prejuízo enorme à população, que perde patrimônio público, vê serviços encarecerem e assistem à irresponsabilidade do setor privado como nos crimes cometidos pela Vale em Mariana e Brumadinho, o apagão no Amapá, entre muitos outros.

E afinal, qual foi a causa daquela “crise”? A análise dos dados oficiais prova claramente que aquela CRISE FOI FABRICADA PELA POLÍTICA MONETÁRIA DO BANCO CENTRAL. Você precisa entender disso porque você está pagando essa conta. Assista: https://youtu.be/XEe_HqbklwM

A responsabilidade do Banco Central na produção daquela crise é imensa, como mostra o citado vídeo, e o mais grave é que em vez de interromper e punir a operação que remunera diariamente a sobra de caixa dos bancos, o PL 3.877/2020 quer “legalizá-la” e, ainda por cima, deixá-la sem limite ou parâmetro algum, à vontade dos bancos! Faça a sua parte e envie mensagem para líderes na Câmara dos Deputados. Aqui (https://pauloghiraldelli.com) tem uma carta conjunta que preparamos e você pode enviar com um clique e ajudar a barrar esse projeto que está na contramão da solução do emprego e renda no Brasil.

#ÉHORAdeVIRARoJOGO

Saiba mais: