“Alterar o PPI é a solução imediata para baixar os preços dos combustíveis”

Compartilhe:

Com os sucessivos aumentos no preço dos combustíveis afetando milhões de brasileiros e brasileiras, o governo começou a difundir o discurso sobre a criação de uma “CPI da Petrobras”, para tentar mostrar uma suposta contrariedade com a atual política de preços da empresa. Mas seria essa a solução para baixar os preços ou apenas mais uma cortina de fumaça para tentar se eximir de responsabilidades?

Foi este o debate da live da ACD desta segunda-feira, com a presença do nosso economista Rodrigo Ávila e do Vice Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Felipe Coutinho, que você pode conferir na íntegra em nosso canal no Youtube.

Respondendo a uma pergunta de um dos nossos espectadores, Coutinho afirmou que, para baratear os combustíveis, o caminho mais simples e com menores impactos em toda a estrutura de preços no Brasil é alterar a política de preços de paridade de importação – o chamado PPI – uma vez que o Brasil é capaz de produzir todos os seus combustíveis. “Você consegue uma redução imediata dos preços ao consumidor sem impactar a lucratividade da Petrobras de forma relevante, porque o PPI também trouxe perda de mercado para a Petrobras”, explicou.

Por sua vez, Ávila colocou a necessidade de se alterar a destinação dos lucros das estatais (inclusive da Petrobras) distribuídos ao governo, que atualmente apenas servem para o pagamento da questionável dívida pública, que jamais foi auditada com a participação da sociedade.

Confira no vídeo a explicação completa.