Análise de Conjuntura – Conselho Político da ACD – 26/08/2022

Compartilhe:

Confira o vídeo da análise de conjuntura feita por Maria Lucia Fattorelli, durante a última reunião do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida, na última sexta-feira, 26/8.

Nesta apresentação, a coordenadora nacional da ACD iniciou falando do contexto eleitoral e destacou a necessidade de todos reforçarem a iniciativa da carta aberta e questionário (https://bit.ly/3QVpAo6), para que candidatos(as) se comprometam com o enfrentamento dos temas centrais que sustentam o atual modelo econômico, em especial o Sistema da Dívida e a política monetária do Banco Central.

Falou do agravamento da crise econômica e social em meio a recordes de lucros dos bancos e do agrobusiness, enquanto o Brasil volta ao Mapa da Fome, sofre com desemprego e retrocessos patrimoniais, sociais e ambientais. Fattorelli também ressaltou a importância da campanha pelo limite dos juros e abordou a explosão da dívida pública e dos gastos orçamentários com juros, principalmente devido à elevação dos juros pelo Banco Central e a remuneração diária paga aos bancos. Cada 1% de elevação da Selic gera aumento de R$ 34,9 bilhões no gasto anual com juros da dívida. A centralidade do Sistema da Dívida é incontestável: está por trás do “teto de gastos” e das sucessivas contrarreformas, privatizações insanas e cortes de investimentos sociais. Confira!

As telas da apresentação estão disponível aqui.