Auditoria Cidadã da Dívida participa de ato na Câmara dos Deputados por “Juros Baixos Já”

Compartilhe:

Foi lançada na tarde desta terça-feira (14), no Salão Verde Da Câmara, a iniciativa de criação da “Frente Parlamentar Contra os Juros Abusivos”, em Ato que teve a participação de diversos parlamentares, movimentos e Centrais Sindicais. O coordenador da Frente deve ser o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). Lançando uma Campanha com a hashtag #JurosBaixosJá, o movimento promete lutar pela redução dos juros no Brasil, que hoje possui os juros reais mais altos do mundo, sob a tutela do Banco Central independente.

Representando a Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli esteve presente e aproveitou a ocasião para discursar sobre a Campanha pelo Limite dos Juros no Brasil, questionando o porquê de 76 países terem limite de juros e no Brasil vivermos nessa farra. “Não tem justificativa técnica nem econômica para essa taxa de juros praticada no Brasil”, disse.

A coordenadora nacional da ACD citou a declaração do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, publicada no Correio Braziliense no final de 2021, de que seria preciso colocar o país em recessão para recuperar credibilidade. “Estamos assistindo a concretização dessa fala”, afirmou Maria Lucia.

“O juro alto amarra a economia brasileira e está por trás do crescimento galopante da dívida pública. E a dívida alta é a desculpa para o teto, para as contrarreformas, para as privatizações, para esse arrocho em todas as áreas do orçamento. O juro está aí contribuindo para essa farra e também está por trás da quebra da maioria das empresas”, explicou, referindo-se à dificuldade de pagamento dos empréstimos com as altas taxas.

Confira o discurso no vídeo.