Bancos matam pequenas empresas com juros altos

Compartilhe:
Na live da ACD desta segunda-feira (22), debatemos como os juros altos afetam as pequenas empresas no Brasil. A coordenadora nacional da ACD, Maria Lucia Fattorelli, conversou com o arquiteto e urbanista, Thiago Teixeira de Andrade. em um papo sobre as dificuldades de se empreender com as absurdas taxas, os problemas enfrentados durante a fase mais aguda da pandemia e a busca por possíveis soluções.
 
Neste trecho da live, recordamos como os pequenos empresários foram os mais prejudicados nesse difícil período. No documento “Recado aos pequenos empresários do Brasil”, escrito por Fattorelli e disponível no site da ACD, alertamos ainda no início da pandemia, diante do estado de calamidade, a atitude do Banco Central (BC) de dar uma ajuda de R$ 1,2 TRILHÃO para os bancos, que em vez de facilitarem credito à população desesperada, dobraram juros e seguraram o dinheiro, fazendo com que pequenas e médias empresas fechassem, como mostraram notícias.
 
O Ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda chegou a afirmar que o dinheiro estaria “empoçado” nos bancos, pois não foi repassado às empresas. Acontece que esse dinheiro “empoçado” tornou-se uma remuneração diária paga pelo BC com base nos juros da Selic, a chamada “sobra de caixa”, enriquecendo ainda mais os banqueiros. Esse é mais um terrível mecanismo do Sistema da Dívida que reforça a nossa luta pela imposição do Limite dos Juros no Brasil.

Nosso Projeto de Lei Complementar PLP 104/22 não só visa limitar os juros no Brasil, como também proibir que essa remuneração aos bancos siga acontecendo! Nos apoie nessa luta! Com apenas 1 clique, pressione deputados(as) pela aprovação do PLP 104! Clique aqui e faça a sua parte!