“Com esses juros altos, pequenas e médias empresas no Brasil não podem errar”

Compartilhe:
Em live da ACD que debateu como os juros altos afetam as pequenas empresas no Brasil, a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida @mlfattorelli conversou com o arquiteto e urbanista Thiago Teixeira de Andrade. Sócio fundador do escritório Atelier Paralelo Arquitetura e Construções, ele contou todas as dificuldades que enfrentou como empresário para conviver com as altas taxas de juros no Brasil durante os difíceis últimos anos.
 
A injeção de R$ 1,2 trilhão do Banco Central aos bancos ocorrida em março de 2020 para emprestar às pessoas e empresas, não iludiu Thiago, que não só não esperava conseguir crédito mais fácil, como também previa um aumento de lucro dos bancos no ano seguinte – o que se confirmou. “Não fomos salvos pelo Pronampe ou políticas públicas… poderiam ter aproveitado esse momento difícil para reconfigurar uma série de instrumentos bancários, sabendo das amarras que já existem”, lamentou.
 
“Pequenas e médias empresas no Brasil andam no fio da navalha. Elas não podem errar, não podem investir em algo que tem um mínimo de risco, e elas sequer podem inovar, pois é um processo que sempre envolve risco”, afirma, citando as abusivas taxas de juros que amarram qualquer investimento e matam a economia brasileira.
 
Confira o depoimento completo no vídeo.