Conselho político da ACD se reúne: veja vídeo com a análise da conjuntura atual

Compartilhe:

Na terça-feira (10), o conselho político da ACD se reuniu para analisar a conjuntura e avançar o diálogo sobre a participação das entidades da Frente Parlamentar recém lançada, entre outros itens da pauta.

Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da entidade, apresentou diversos tópicos relacionados à situação dos servidores públicos e à política econômica no Brasil. Ela destacou como o Sistema da Dívida está no centro das propostas do Governo, alertou para as limitações impostas pelo novo arcabouço fiscal, que afeta o investimento em áreas cruciais para o país, como saúde e educação.

A coordenadora mostrou como o serviço público vem sendo ameaçado, devido à falta de investimentos e perdas para servidores desde 2010. Destacou a necessidade de repor essas perdas, pois existem recursos suficientes, porém, a prioridade tem sido manter os mecanismos do Sistema da Dívida, como a Bolsa-Banqueiro. Assim, cada vez mais dinheiro é destinado para bancos, privilegiando rentistas e menos para os serviços públicos e para o funcionalismo.

Outro quadro apresentado discute os mecanismos financeiros utilizados pelo governo, como o Swap Cambial, que desvia recursos para o pagamento da dívida, e a contabilização dos juros como amortização, manipulando os números finais, escondendo seus reais propósitos e beneficiados. É crescente a preocupação com a chamada “bolsa banqueiro”, que é a remuneração diária paga pelo Banco Central aos bancos sobre dinheiro que sequer pertence a eles, mas à sociedade, e que custou quase R$200 bilhões em 2022.

A apresentação também aborda questões relacionadas à securitização, tentativas de legalização desse esquema e a necessidade de impedir o desvio de recursos públicos.

Em resumo, a apresentação, que pode ser assistida neste link, destaca os desafios enfrentados pelos servidores públicos em relação à dívida pública, a falta de transparência e a necessidade de mobilização e auditoria para direcionar recursos para áreas prioritárias.

#analisedeconjuntura #ACD #juros #servidores #serviçopublico