Coordenador da FUP promete a maior greve da história caso governo tente privatizar a Petrobras

Compartilhe:

Nesta quarta-feira (1) foi realizada no plenário da Câmara dos Deputados uma Comissão Geral para debater a política energética e o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Entre os convidados, esteve presente Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Em sua fala, Deyvid destacou que a Petrobras de hoje não tem cumprido seu papel social e serve aos interesses de acionistas, principalmente estrangeiros, e prometeu a maior greve da história da categoria petroleira caso seja enviado ao Congresso Nacional qualquer projeto de privatização da estatal.

“Hoje o governo Bolsonaro faz com a nossa Petrobras um verdadeiro Robin Hood às avessas, tirando dos pobres para dar aos ricos, e isso principalmente através da atual política de preços (PPI). Praticam o PPI atrelando o preço dos nossos combustíveis ao preço do barril de petróleo no mercado internacional, variação do dólar e custos de importação, mesmo o Brasil sendo autossuficiente em petróleo e tendo refinarias para atender quase a totalidade da demanda interna porque querem, é uma decisão política”, afirmou.

Além dos ganhos com o PPI, Bacelar também destacou as privatizações de ativos da Petrobras por preços subvalorizados, como no caso da Refinaria Landulfo Alves (Rlam), na Bahia, vendida para um fundo árabe por menos da metade de seu valor de mercado. “Com a Relan privatizada, constituindo um monopólio regional privado, a Bahia hoje vende a gasolina, o diesel e o gás de cozinha mais caros do Brasil. Não diziam que a privatização era para aumentar concorrência e diminuir os preços dos combustíveis? Mentira. É para favorecer quem compra a preço de banana e quem vai ganhar muito às custas do povo baiano, que já sofre com a privatização”, disse.

“Se aqui vier qualquer projeto de lei para a privatização da Petrobras, o Governo Federal enfrentará a maior greve da história da categoria petroleira, com o apoio da sociedade, dos caminhoneiros, dos trabalhadores de aplicativo, dos entregadores. Queremos ver se o governo terá essa ousadia, essa audácia de querer privatizar a maior empresa pública do estado brasileiro”, finalizou.

Confira a fala completa no vídeo.