Deputada Fernanda Melchionna faz perguntas sugeridas pela ACD para Campos Neto
Em reunião realizada pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que está disposto a falar com os parlamentares sobre o assunto. Porém, mesmo convidado e sendo o BC um dos maiores interessados, ele faltou à Audiência Pública convocada pela mesma CFT para debater a política de juros no dia 30/08/2023 (Assista aqui), e fugiu do debate com professores preparados e especialistas da sociedade civil.
A deputada e coordenadora da Frente Parlamentar pelo Limite dos Juros e pela Auditoria da Dívida Pública com participação social, Fernanda Melchionna, o convidou publicamente para participar de futura reunião da Frente. Ela também leu alguns dos questionamentos que a ACD preparou, dirigidos ao presidente do BC, que, em linhas gerais, foi evasivo nas respostas.
Fernanda Melchionna lembrou que o premio Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, disse que os juros no Brasil são chocantes e equivalentes a uma pena de morte.
Assista ao vídeo com os questionamentos feitos pela deputada Fernanda Melchionna a Campos Neto, e acesse aqui o documento elaborado pela ACD.