Faixa Livre: Fattorelli comenta embate entre Lula e BC e pede Limite dos Juros já

Compartilhe:
Nesta terça-feira (14), Maria Lucia Fattorelli foi uma das convidadas do Programa Faixa Livre. A coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) conversou com o jornalista Anderson Gomes sobre a grande polêmica do momento: o embate entre o presidente Lula e o Banco Central (BC) em relação às altas taxas de juros praticadas no país.
 
Maria Lucia afirmou que o presidente está certíssimo em comprar a briga contra os juros altos do BC independente e reforçou a urgência da aprovação do PLP 104/22, projeto de lei complementar criado pela ACD, em parceria com diversas entidades da sociedade civil, que estabelece um limite de 12% de juros ao ano nas operações de empréstimo.
 
O PLP também propõe o fim da altíssima remuneração da sobra de caixa dos bancos, feita atualmente pelo BC, que desta forma estimula as instituições financeiras a somente aceitarem emprestar para pessoas e empresas a taxas ainda muito mais altas, que podem chegar a mais de 1.000 % ao ano.
 
“Nós pregamos a necessidade de limite de juros porque a história já nos mostrou que aqui no Brasil o mercado financeiro, da forma como atua, não tem limite para sua ganância”, explicou. Neste momento, o PLP tramita na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.
 
Assista à entrevista completa e fique por dentro do assunto.

Conheça mais do PLP 104 em auditoriacidada.org.br/limitedosjuros