Fattorelli debate PEC 32 na CCJ da Câmara

Compartilhe:

Nesta segunda-feira, a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, foi uma das convidadas da primeira de uma série de audiências públicas marcadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, para debater a PEC 32/2020, conhecida como “reforma administrativa”.

Em detalhada apresentação, Fattorelli explicou como a PEC 32 poderá impactar negativamente o Estado brasileiro, apontando as inconstitucionalidades da proposta, como a ausência de motivação, a violação de cláusulas pétreas da Constituição e o desaparelhamento do Estado, através da abertura total para privatizações dos serviços públicos.

Durante seus 20 minutos de fala, a coordenadora da ACD expôs também as conclusões erradas constantes de estudos do Banco Mundial, que foram usados pelo governo como base da proposta. Chamou atenção para a verdadeira causa da crise econômica brasileira: a política monetária do Banco Central e demais mecanismos do Sistema da Dívida, que favorecem amplamente o setor financeiro, sugando recursos que deveriam servir para investimentos no país, mas que acabam sempre no pagamento de uma dívida ilegal e jamais auditada.

Ao final, propôs a rejeição da PEC 32, a investigação do Banco Central e a realização de auditoria da dívida, com participação social. Confira!