Limite dos Juros: Luiz Alberto do Santos, Paulo Passarinho e Paulo Ghiraldelli

Compartilhe:

Neste novo trecho da live de lançamento da Campanha pelo Limite dos Juros no Brasil, destacamos as falas de três ilustres convidados que estiveram ao nosso lado durante a noite da última segunda-feira (22).

Luiz Alberto dos Santos, advogado e consultor legislativo, defendeu a proposta legislativa e disse ser fundamental sua aprovação para o enfrentamento de um problema gravíssimo no nosso país, citando que o limite dos juros constava no texto original da nossa Constituição Federal e que o aumento dos juros no Brasil, além de custar bilhões aos cofres públicos, não traz nenhum retorno social.

Por sua vez, o jornalista Paulo Passarinho, apresentador do programa Faixa Livre, também citou que é hora de fazer justiça com a Constituição e corrigir o grave erro ocasionado pela Emenda Constitucional 40/2003, que retirou a limitação da taxa de juros a 12% ao ano. Ele também destacou que a dívida pública deveria ser um instrumento de defesa da moeda nacional, do emprego e do desenvolvimento social e econômico, mas tem sido usada como instrumento de transferência de renda para rentistas, que enriquecem cada vez mais a partir dos juros altos praticados no país.

Já o filósofo Paulo Ghiraldelli, ressaltou a importância da Campanha se esforçar em demonstrar aos brasileiros, de forma mais didática e simples, o porquê dos juros serem tão altos e como a inflação deve ser combatida no Brasil, já que em nosso país a inflação decorre principalmente dos preços administrados pelo governo, e não é controlada com a simples elevação dos juros.

Confira as falas completas no vídeo.