Limite dos Juros no Brasil: Prof. Márcio Pochmann

Compartilhe:

Economista e professor da Unicamp, Marcio Pochmann foi o segundo convidado a falar no evento do Núcleo SP da ACD que marcou o Lançamento da Campanha pelo Limite dos Juros no Brasil, no Estado de São Paulo, na última quarta-feira (24). Pochmann criticou os juros altos praticados no Brasil e elogiou a campanha pelo Limite dos Juros.

O professor explica que a especulação e a financeirização, a partir dos anos 1980 e 1990, passaram a gerar muito mais lucro que investir em produção. “Isso leva o Brasil a tornar-se o país do rentismo, da financeirização da riqueza, onde os recursos dos mais pobres terminam sendo transferido para os mais ricos”, afirmou, destacando que hoje, a cada dez famílias, oito estão endividadas, devido aos mecanismos criados para surrupiar recurso dos mais pobres.

Segundo Márcio, não há milagre que faça a economia crescer com juros altos e câmbio valorizado. “O Brasil se transformou em um país que aprofunda o subdesenvolvimento, não aumenta a riqueza, mas cresce o número de ricos. É uma coisa estranha, só possível porque há um processo de transferência de renda em que o sistema financeiro, o rentismo e os juros tornaram-se os instrumentos fundamentais dessa nova relação”, explica. “Vamos aguardar que esse movimento possa ter maior robustez, pois é por ai que passa uma saída decente para todos nós”, finalizou. Confira a fala completa no vídeo.