Live da ACD mostra as diferenças entre as taxas de juros no Brasil e na Europa

Compartilhe:

Na live da ACD desta segunda-feira (23), Maria Lucia Fattorelli dialogou com o delegado de Polícia Federal aposentado Gerson Machado sobre o projeto de lei construído coletivamente para impor limite aos juros no Brasil. Para exemplificar o absurdo em que vivemos, Machado contou como foi obter crédito para se estabelecer após mudar-se para a Europa e a enorme diferença nas taxas de juros em comparação aos abusos cometidos por bancos brasileiros, devido à política do Banco Central do Brasil.

Enquanto o Banco Central Europeu chega a impor até mesmo juros negativos para que bancos emprestem à sociedade para fomentar a economia, no Brasil o BC aumenta a taxa de juros e ainda remunera as instituições financeiras através das chamadas “operações compromissadas” e “depósitos voluntários remunerados”, fazendo com que os bancos não tenham nenhum interesse de emprestar dinheiro ao povo a juros baixos e assim sigam lucrando cada vez mais.

“O que nós vemos no Brasil? Falta de justiça. Permitir, como o Banco Central permite, uma taxa de juros de 1000% ao ano… Está defendendo o interesse de quem? O povo passando fome, endividado. Me dói ver isso”, afirmou.

Confira.

Assista à live completa no canal da ACD no Youtube AQUI