No Brasil não é a dívida que financia o Estado, é o Estado que financia a dívida

Compartilhe:

Nesse trecho da última live da ACD, o Professor Paulo Rubem Santiago relembrou a origem da chamada “Lei de Responsabilidade Fiscal”, que a princípio passa um ideia de seriedade, de cuidado com as contas públicas, mas que na realidade limita os gastos sociais e não coloca limite algum aos gastos com a dívida pública.

Para Paulo Rubem, o endividamento em si não é o problema, mas a quem ele serve. O endividamento no Brasil não tem servido para financiar estradas, portos, saneamento básico, rodovias, universidades, laboratórios… O endividamento brasileiro surge da manipulação da política econômica, monetária e cambial.

Para ele, todos os estados nacionais do século 20 e ainda no 21 trabalham com desequilíbrios fiscais, como os Estados Unidos (EUA), por exemplo, mas sob uma plausível justificativa, que é a construção de um projeto de sociedade, um projeto de desenvolvimento. Mas no Brasil, desde o século 20 e a virada do século 21, o endividamento do país tem servido para financiar a acumulação do capital financeiro em detrimento do desenvolvimento nacional.

Confira: