O investimento público tem o potencial de alavancar crescimento econômico e investimentos privados

Compartilhe:

Nesse trecho da nossa live desta semana, a Dra. Maria de Lourdes Mollo, Professora de Economia da Universidade de Brasília (UnB), explica porque o investimento público é importante para a alavancagem do investimento privado. Ela esclarece que, diferentemente da iniciativa privada, quando o Estado decide investir, não leva em consideração a rentabilidade, mas como esse investimento público vai resolver determinados problemas econômicos, ou seja, emprego, redução da pobreza, redução de desigualdade e etc.

Em um dos exemplos, ela citou o setor da infraestrutura social, que abrange saúde, educação, transporte, cultura, lazer coletivo e etc. Para reconstruir essa estrutura, o governo precisa gastar, pois ao investir nessa área, não apenas resolverá os problemas inerentes a ela, mas também gerará novos empregos, demandas de máquinas e equipamentos, insumos, serviços e isso espalha os benefícios do desenvolvimento, tanto do ponto de vista social, quanto do econômico.

Por isso devemos temer o arcabouço fiscal, pois ele limita os investimentos estatais, o que joga as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para baixo, principalmente em um momento que são necessários grandes investimentos públicos e privados para resolver a pobreza, que se agravou muitíssimo nos últimos anos. Confira: