Tv Democracia – Fattorelli fala sobre Pandora Papers, Paulo Guedes, inflação e privatizações

Compartilhe:

Em participação no Jornal Despertador, programa do canal TV Democracia, no Youtube, a coordenadora nacional da ACD Maria Lucia Fattorelli conversou com os jornalistas Fábio Pannunzio e Isabelle Gomes sobre assuntos que foram destaque na semana.

Divulgado no domingo (3), o Pandora Papers, maior colaboração jornalística da história, revelou que o ministro Paulo Guedes e o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto possuem empresas em paraísos fiscais. “É inacreditável, aliás, previsível. Com tudo o que acontece no país, sabemos com quem estamos lidando… As duas maiores autoridades monetárias do país são também os dirigentes do Conselho Monetário Nacional… Todas as normas e regras da economia brasileira nas mãos dessas duas pessoas. Diante do que foi noticiado, os dois tinham que estar na rua”, disse Fattorelli, que citou o conflito de interesses em diversos projetos apresentados pelo governo Bolsonaro-Guedes, como o PL 5387/19 que deixa sem limite as operações realizadas em moeda estrangeira, a PEC 10, cujo Art. 7º. autoriza o BC a comprar papel podre de bancos sem limite algum, e a PEC 186 que coloca o pagamento da chamada dívida pública nunca auditada acima de tudo na Constituição, subordinando inclusive os gastos sociais.

Fattorelli também conversou sobre privatizações e a disparada da inflação no Brasil, questionando o porquê de não se combater a sua origem. “O aumento do preço da energia está ligado às privatizações, pois há anos deixaram de investir para criar um ambiente propício e dizer que está tudo sucateado para poder privatizar… O aumento do preço dos alimentos está nos erros de política agrícola e agrária, que investem quase todos os recursos no grande agronegócio de exportação… O dólar está lá em cima, então eles querem subir o preço no Brasil para obter aqui os mesmos lucros que alcançam no exterior. Os itens que estão puxando a inflação coincidem com os itens campeões de exportação como carne, soja e arroz”, explicou. E a alta dos combustíveis está ligada à insana política de preço equiparado à importação adotada pela Petrobras! Confira no vídeo a participação completa.