TV Democracia – Fattorelli explica esquema que desvia recursos públicos inserido na PEC 23/2021

Compartilhe:
A TV Democracia esmiuçou as entranhas do perigosíssimo esquema de Securitização, que está sendo inserido na PEC 23, chamada de “PEC dos Precatórios”.
 
Os jornalistas Fábio Pannunzio e Isabelle Gomes entrevistaram a coordenadora nacional da ACD, Maria Lucia Fattorelli, que destrinchou o esquema: “É uma engenharia financeira que simplesmente desvia os tributos que nós e toda a população pagamos. Esse desvio é para alimentar uma dívida ilegal, disfarçada e gerada por esse esquema, semelhante a um consignado, conforme artigo* disponível no site da ACD.
 
Fattorelli fez parte da Comissão de auditoria da dívida Grega, em 2015, e contou como esquema semelhante foi identificado lá. Desde então, vem combatendo os projetos que visam legalizar o esquema no Brasil, tendo trazido a ex-presidente do Parlamento Grego duas vezes ao Brasil, para falar sobre os estragos que esse esquema provocou na Europa.
 
“Esse é um mecanismo através do qual os bancos passam a se apoderar dos tributos pagos pela população, antes que o dinheiro chegue no orçamento. É gravíssimo. Isso não pode ser aprovado, como pretende o relator da PEC 23. É um crime contra a sociedade brasileira, colocar na Constituição essa trapaça”, afirmou, convocando o relator da PEC, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para um debate aberto sobre a proposta.
 
“Peguem os estudos e tudo o que está levantado sobre isso. Não podemos fazer isso com o Estado Brasileiro. Eles vêm com isso como se fosse uma solução para que os Estados recebam dinheiro adiantado para pagar os precatórios, e o que vem depois vai cair eternamente nas costas do povo. Se ele quer oferecer endividamento, ofereça mudar as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal. Autorize os Estados a emitir título público de novo. Pelo menos é título que será registrado como dívida e pago com o dinheiro do Orçamento, e não uma fraude, com tudo por fora, camuflado como ocorre com a Securitização”.
 
Assista à entrevista completa no vídeo.
COM APENAS 1 CLIQUE, acesse o link abaixo e envie e-mail com a mensagem que preparamos para pressionar líderes da Câmara a rejeitarem essa proposta. https://auditoriacidada.org.br/conteudo/alerta-tentativa-de-inclusao-de-esquema-de-desvio-de-recursos-na-constituicao/