Chega de privilegiar dívidas ilegítimas e sem contrapartida

Compartilhe:

Quando se fala em auditoria da dívida pública, algumas pessoas que não querem a transparência das contas públicas rapidamente associam o tema a “dar um calote” e se recusar a pagar tudo. A auditoria não tem nada a ver com calote! A auditoria busca uma profunda investigação dos contratos, documentos e dados oficiais para sabermos que dívida é essa, qual a sua origem e propósito. O dinheiro realmente foi recebido? Ainda estamos pagando contas que já foram pagas? Estamos sendo cobrados de forma justa? A auditoria poderá mostrar tudo isso. Por que ter medo de fazer a auditoria? Ela deveria ser uma rotina!

No Equador, tudo isso foi investigado em 2007/2008 após decisão do presidente Rafael Correa. A auditoria equatoriana resultou na anulação de cerca de 70% da dívida externa em títulos públicos e boa parte do dinheiro que antes era transferido para o exterior para pagar a dívida, foi investido para melhorar a qualidade da saúde e da educação pública, entre outros investimentos.

No Brasil, os gastos com o pagamento de juros e amortizações da dívida já ultrapassam a metade de todo o orçamento federal! E para destinar tantos recursos para a dívida, são feitos cortes, privatizações, contrarreformas e sucateamento do serviço público. A auditoria é a arma para interromper esse sistema que não tem trazido contrapartida alguma para a sociedade e só beneficia rentistas e banqueiros!

Acesse a seção vídeos do site da ACD e confira a fala do Embaixador do Equador, Horacio Sevilla Borja durante o seminário “O Sistema da Dívida na Conjuntura Nacional e Internacional” realizado na Unb em parceria com a Auditoria Cidadã da Dívida em 2013 e entenda melhor o impacto da realização da auditoria nas contas públicas de um país. #AuditoriaJá