Endividamento das famílias bate recorde no Brasil. Limite dos Juros JÁ!

Compartilhe:
Divulgada nesta semana (8/8), a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), aponta que o endividamento das famílias brasileiras chegou a alarmantes 78%, o maior percentual de inadimplência registrado desde 2010, quando se iniciou a apuração mensal. (Leia mais no Correio Braziliense https://bit.ly/3w2sX4d)
 
Este número demonstra como o nosso povo está sofrendo para manter as contas em dia em um cenário econômico bastante complicado. Diariamente denunciamos que muita coisa podia mudar para nossa economia melhorar, mas quando a dívida chega, você já parou para pensar se os juros fossem mais baixos?
 
Todos os países com legislações modernas adotam regras bem sérias para regular, impedir e reprimir os excessos praticados pela usura (aquele empréstimo com juros exagerados, sabe?), pois é de interesse da economia do país que o capital financeiro não possua remuneração exagerada que impeça o desenvolvimento das classes produtoras, ou seja, do seu povo trabalhador.
 
Segundo o próprio Banco Central do Brasil, setenta e seis (76) países possuem mecanismos legais que limitam as taxas de juros. No Brasil, não existe isso e algumas bandeiras de cartão de crédito chegam a cobrar juros superiores a 1.000% ao ano!
 
É por esse motivo que fica tão complicado pegar um empréstimo na hora em que acontece algum imprevisto ou em que queremos investir em nosso próprio negócio! Afinal, existem mecanismos no Banco Central (BC) que tornam muito mais vantajosos para os bancos depositarem dinheiro no BC a troca de juros diários do que emprestar para a população! Queremos (e podemos!) acabar com essa farra!
 
Nosso Projeto de Lei Complementar PLP 104/22 já está na Câmara dos Deputados e pode mudar essa história com a sua ajuda! Apoie a campanha da ACD pelo Limite dos Juros no Brasil e vamos juntos construir um país com maiores oportunidades para todos! Acesse auditoriacidada.org.br/limite-dos-juros e saiba mais!
 
#LimiteDosJurosJá #TemQueVirarLei