Entenda o que é securitização e os riscos que ela representa

Compartilhe:

Entenda o que é Securitização e os riscos que ela representa. A securitização que vem sendo implementada na esfera pública implica em “cessão de fluxo de arrecadação” devido ao seguinte cenário: ao pagarmos nossos tributos por meio da rede bancária, o dinheiro não é repassado integralmente aos entes federados (União, Estado, município). Em vez disso, é direcionado para uma Conta Vinculada a esse esquema de securitização, resultando no desvio do fluxo de arrecadação de tais entes. Essa conta, por sua vez, transfere uma parte do valor diretamente ao investidor privilegiado que comprou papéis financeiros gerados pelo esquema (debêntures), enquanto o ente federado permanece alheio ao controle dessa parte da arrecadação transferida durante o fluxo do dinheiro pela rede bancária, deixando de receber essa parte desviada, pois , é claro, não há transparência, tampouco auditoria dessas transações que ocorrem sob sigilo bancário (saiba mais aqui).
Diferentemente da securitização praticada na esfera privada, onde os investidores assumem os riscos de solvência dos créditos, na esfera pública não há risco para os privilegiados que têm acesso às debêntures emitidas no esquema. Isso cria uma dinâmica de “ganha-ganha” para o setor privado em detrimento da população: ganha com o recebimento; ganha com o não recebimento, pois o Estado garante!
É crucial assegurar que todos os tributos pagos pelos contribuintes e demais receitas públicas arrecadadas pelos entes federados sigam regularmente o caminho do orçamento, sem desvios antecipados.
É crucial assegurar que todos os tributos pagos pelos contribuintes e demais receitas públicas arrecadadas pelos entes federados sigam regularmente o caminho do orçamento, sem desvios antecipados.
Faça sua parte, e com 1 clique envie esta mensagem diretamente ao Governo Federal, que infelizmente planeja enviar projeto ao Congresso prevendo a “securitização” !
#SecuritizaçãoNão #ACD #AuditoriaCidadã