Seminário Nacional da ACD conta com intérpretes de LIBRAS em todos os painéis

Compartilhe:

Desde a abertura do Seminário Nacional Virtual “Centralidade do Sistema da Dívida no modelo econômico que amarra o Brasil e a urgência da auditoria integral com participação social”, todos os painéis têm contado com participações muito especiais, além dos palestrantes convidados.

Com o tema da dívida pública afetando diretamente cada um dos brasileiros e brasileiras, a equipe da Auditoria Cidadã decidiu que todo o conteúdo debatido no Seminário também deve ser acessível para a população deficiente auditiva. Por esse motivo, todos os painéis terão o auxílio das intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) Grasiele Pavan, Jailza Martins e Priscila Duarte.

“Está sendo uma experiência muito legal para todas nós, mas bem difícil também, por isso trabalhamos em dupla ou trio. Assim, enquanto uma está ao vivo, a outra pode fazer buscas dos sinais em libras de termos que não conhecemos”, conta Priscila. “As pessoas acham que o nosso trabalho é somente durante o evento, mas estudamos muito e discutimos as melhores estratégias de interpretação para expressões que a comunidade surda ainda não tem contato e para os termos em que ainda não há um sinal em LIBRAS. Tudo para ficar o mais acessível possível para o público surdo”, completou a tradutora e intérprete, que já atua na área há mais de 16 anos.

Suas grandes contribuições já podem ser vistas nos painéis 1 e 2, ocorridos na última sexta-feira (11), e continuarão ao longo de todo o evento! Deixamos aqui o nosso agradecimento pelo início dessa parceria tão importante e o desejo que a luta pela auditoria da dívida pública alcance cada vez mais e mais pessoas.

E não perca, nesta sexta-feira (18), os painéis 3 e 4 do Seminário! Assista os painéis ao vivo em nosso canal do Youtube, Clique aqui e confira a programação completa!


Painel 3 – Dia 18/06/2021 – Horário: 9 horas

ORIGENS DO RENTISMO E SUA RELAÇÃO COM A GERAÇÃO DE DÍVIDA PÚBLICA E CRISES
Palestrantes:– Profª. Rivânia Moura, com tema “Capital Fictício e o comprometimento das políticas de desenvolvimento socioeconômico”
– Prof. Osmar Gomes, com o tema “Desindustrialização, desnacionalização e reprimarização da economia brasileira e a geração de Dívida Ecológica”
– Prof. Plinio de Arruda Sampaio Jr., com o tema “Crise Fabricada pela política monetária do BC a partir de 2014 e seu aprofundamento durante a pandemia”

https://www.youtube.com/watch?v=j6tK2kHA5jc

Painel 4 – Dia 18/06/2021 – Horário: 19 horas

POLÍTICA MONETÁRIA SUICIDA E O SISTEMA DA DÍVIDA
– Prof. Paulo Nakatani, com o tema “Impactos da política monetária do Banco Central no Sistema da Dívida e no funcionamento da Economia”
– Prof. Mathias Seibel Luce, com o tema “Consequências da Independência do Banco Central e autorização para negociações em dólar”
– Prof. Ladislau Dowbor, com o tema “Como os juros amarram a economia brasileira e impactam no Sistema da Dívida”

https://www.youtube.com/watch?v=S3Oyf9eudYk