“Mercado” não tem vergonha de pedir mais juros altos

Compartilhe:

Apesar de estar claro que o principal problema que amarra a economia do país é a altíssima taxa de juros, representantes do “mercado” continuam defendendo estas taxas absurdas e querem mais! Alegam um risco inflacionário causado por um suposto excesso de gastos sociais, quando, na realidade, a inflação no país tem sido causada pelos preços administrados pelo próprio governo (combustíveis, energia) e preços de alimentos, devido à priorização da agricultura de exportação.

As altas taxas de juros tem travado a atividade econômica no Brasil, pois são as principais responsáveis pelo endividamento das famílias, pela quebra de empresas gerando desemprego e o baixo crescimento econômico, e, adicionalmente, são o principal fator gerador da chamada “dívida pública”, que não tem servido para financiar investimentos sociais, mas para sugar os recursos do país e entregá-los aos rentistas.

Conforme mostra outra notícia publicada pelo jornal Valor Econômico, setores como o de comércio e serviços têm sido prejudicados pela alta do endividamento.

Diante disso tudo, mais do que nunca, devemos lutar pela auditoria da dívida pública com participação social (que pode mostrar a ilegitimidade das atuais taxas de juros e a necessidade urgente de revogação da “autonomia” do BC) e pela aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 104/2022, que limita todas as taxas de juros a 12% ao ano ou o dobro da Selic, o que for menor.

Acesse o site da nossa Campanha e vote na enquete oficial da Câmara! Chega de usura! Juro abusivo é roubo!

#AuditoriaJá #LimiteDosJurosJá #TemQueVirarLei