Saiba como ajudar a Auditoria Cidadã da Dívida na batalha contra as operações bancárias ilegais no Brasil

Compartilhe:

A pandemia do coronavírus tem gerado grande impacto social e exige uma série de políticas públicas para a retomada. Essas ações, contudo, estão comprometidas pelas medidas econômicas adotadas pelo governo Bolsonaro que beneficiam os bancos e prejudicam a população. Por isso, a Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) lidera um conjunto de ações contra o cenário atual.

A ACD já interpelou extrajudicialmente as lideranças parlamentares da Câmara dos Deputados para barrar o Projeto de Lei 3.877 (PL 3877/2020), de autoria do senador Rogério Carvalho (PT/SE). Se o texto for aprovado, será legalizada a figura dos Depósitos Voluntários Remunerados aos bancos. Isso, na prática, inviabiliza o acesso a condições mais justas de créditos para famílias e pequenas e médias empresas.

O PL está em sintonia com outras propostas, como o PLP 19/2019 e o PLP 112/2019, que tem a intenção de manter os privilégios das instituições financeiras particulares e até estabelecer a autonomia do Banco Central, o que deixa a política econômica ainda mais sujeita aos interesses privados. Com o objetivo de reverter essa tendência, a ACD lança as campanhas #NãoàBolsaBanqueiroPL3877 e #ÉHoraDeViraroJogo.

Além de usar as hashtags, é possível também ajudar a conscientizar as bancadas do Congresso Nacional com a lista de e-mail preparada pela ACD. Envie mensagens para os líderes da Câmara dos Deputados para mobilizar os parlamentares, já que o PL 3.877/2020 foi aprovado no Senado, apesar do regime de isolamento social.

A ACD criou um informativo em formato de novela, dividido em seis capítulos, para explicar em detalhes como funciona o assalto aos cofres públicos que vem ocorrendo no Brasil — e que pode ficar ainda pior com a aprovação do PL 3877/20. Leia aqui e entenda quais são os desdobramentos dessas ações para o cotidiano da população brasileira.

Conheça também o site e redes sociais da Auditoria Cidadã da Dívida e acompanhe mais informações sobre o assunto!