PRESSIONE AQUI COM 1 CLIQUE
Vamos barrar esse projeto que livra a Bolsa-Banqueiro e turbina o Arcabouço Fiscal, vedando reajustes, concursos públicos e outros cortes de investimentos sociais.
Entenda mais no artigo “Projeto que limita dívida pública livra Bolsa-Banqueiro e turbina o Arcabouço Fiscal” publicado pelo Jornal Extra Classe.
O que é a bolsa-banqueiro?
Cerca de R$ 2 trilhões em títulos da dívida pública são doados pelo Tesouro Nacional ao Banco Central, que os utiliza para remunerar diariamente a sobra de caixa dos bancos. Esse dinheiro, que deveria ser investido na sociedade a juros baixos, fica esterilizado no Banco Central, gerando lucros diários para bancos sem qualquer justificativa.
O Projeto de Resolução do Senado (PRS 8/2025) é uma proposta que, sob o argumento de limitar a dívida pública, protege os grandes rentistas, aprofunda o Arcabouço Fiscal e perpetua a chamada “Bolsa Banqueiro”. O projeto livra da limitação os títulos públicos doados pelo Tesouro Nacional ao Banco Central, que custam centenas de bilhões de reais por ano e impedem a redução das taxas de juros. Essa manobra beneficia o sistema financeiro e retira recursos essenciais de áreas como saúde, educação e investimentos sociais. Além de esconder parte ilegítima da dívida, o PRS 8/2025 reforça os cortes e restrições fiscais que penalizam o funcionalismo público e toda a sociedade.



