Combustíveis com preço de importados: aberração nefasta

Compartilhe:

Hoje, os jornais noticiaram o lucro recorde da Petrobras em 2022: R$ 188 BILHÕES, como resultado da aplicação absurda do chamado “PPI” (Preço de Paridade de Importação), que define o preço dos combustíveis de acordo com o preço dos importados, apesar do Brasil poder produzir todo o seu combustível a custos muito menores. O montante monumental deste lucro é a prova de que seria possível vender gás de cozinha, diesel e gasolina a preços muito mais baratos para o povo que tem sofrido pagando caro pelo botijão de gás, tarifas de ônibus, e para encher o tanque do carro. Muitos estão tendo que cozinhar usando lenha, o que é uma vergonha para um país como o Brasil.

A Petrobras é uma empresa pública e deve servir ao povo, e não aos grandes investidores e rentistas. Em 2022, o governo federal recebeu R$ 56 bilhões de lucros da Petrobras, que somente podem ser destinados para o pagamento da questionável dívida pública, conforme manda a Lei 9.530/1997. Além disso, com estes preços absurdos, a Petrobras fabrica inflação que se espalha por todos os setores econômicos – dado que todos utilizam combustíveis e fretes – o que é usado como desculpa pelo Banco Central para manter os juros nas alturas.

Como se juros altos pudessem reduzir preços administrados pelo próprio governo, como os preços dos combustíveis. Na realidade, os juros altos representam a principal ilegitimidade da dívida pública, pois não servem para o que dizem servir, atuando apenas para encher os bolsos dos grandes bancos e demais rentistas, e não para financiar investimentos sociais.

FIM DO PPI JÁ !!
AUDITORIA DA DÍVIDA JÁ !! COM PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE.