POR QUE A DÍVIDA FICA COM A MAIOR PARTE? (Semana 10 – “É HORA DE VIRAR O JOGO”)

Compartilhe:

Você já ouviu falar em Sistema da Dívida?

Esse é um termo criado por Maria Lucia Fattorelli para caracterizar a utilização do instrumento de endividamento público às avessas, para privilegiar bancos: o estoque da dívida cresce, porém, o dinheiro vaza diretamente para bancos, em vez de chegar aos cofres públicos e viabilizar investimentos de interesse da sociedade que irá pagar a conta.

Isso acontece por causa de vários mecanismos que privilegiam o desvio de recursos públicos para os bancos. A ferramenta que irá desmascarar esses mecanismos é a auditoria da dívida, por isso a proposta de auditoria é tão atacada pelos que defendem o mercado. A remuneração diária da sobra de caixa dos bancos pelo Banco Central é um exemplo de mecanismo que faz a transferência de dinheiro
público para os bancos. Estão querendo “sacramentar” essa remuneração, tornando lei obrigatória essa remuneração aos bancos, por meio do PL 3.877/2020, como tratamos em recente artigo TEMOS DINHEIRO SOBRANDO PARA DOAR AOS BANCOS?

O Sistema da Dívida opera por meio de várias engrenagens representadas pelo modelo econômico injusto; modificações das leis para privilegiar o sistema financeiro; sistema político a serviço dos privilégios financeiros; corrupção; grande mídia a seu favor, e os organismos internacionais ditando regras mundiais que favorecem o poder financeiro privado.

O BIS (“Banco de Regulações Internacionais”), instituição privada que se auto denomina banco central dos bancos centrais, subordina 129 dos bancos centrais do mundo e comanda as finanças mundiais em direção aos interesses dos bancos e suas grandes corporações, como aborda Lujan Miranda em artigo que conecta o Sistema da Dívida e o BIS Podemos mudar esse sistema! O conhecimento e a mobilização popular são a chave para exigirmos um modelo econômico mais justo e inclusivo.

É HORA DE VIRAR O JOGO para alavancar o nosso desenvolvimento socioeconômico com respeito ao ambiente e garantia de vida digna para todas as pessoas!

#ÉHORAdeVIRARoJOGO

Saiba mais: